7 documentários sobre tecnologia para você assistir na Netflix
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por JOÃO   
Qua, 29 de Novembro de 2017 18:12

alt

Quem gosta de tecnologia e aprecia fazer uma maratona na Netflix não tem só aquele cardápio de séries e filmes. A plataforma de streaming tem bons documentários, com temas variados e interessantes.Há desde uma investigação sobre a deep web até biografias de ícones da indústria. O catálogo passa também por inovadores e por histórias que mais parecem ficção. Ativismo, empoderamento feminino e vício completam as opções de títulos.

1-Silicon Cowboys
Imagine que você e mais dois amigos têm uma ideia de um negócio que, se der certo, pode desbancar o Facebook do posto de rede social mais abrangente do mundo. Bem, precisariam de muita coragem para começar a empreender e enfrentar a gigante.
Pois foi isso que aconteceu no início da década de 1980, quando três amigos decidiram deixar seus empregos e começar uma empresa de tecnologia. Detalhe: não seria uma companhia qualquer, mas uma que enfrentaria a IBM, a toda-poderosa fabricante de computadores da época, quando o PC ainda era um luxo nas casas das pessoas.
Eles não só encararam o desafio como se deram bem. Ao lançar a Compaq, empresa que revolucionaria o mercado dos computadores pessoais, o grupo de amigos desbancou a IBM da liderança e abriu um novo campo de mercado.
O documentário Silicon Cowboys conta a história desses três amigos, Rod Canion, Bill Murto e Jim Harris, desde o início da Compaq, em 1981. Mostra quais foram as grandes inovações e sacadas do trio, como deixar seus equipamentos compatíveis com a tecnologia da IBM.
Se lá na década de 1980 ninguém imaginava que a IBM pudesse naufragar no nicho de PCs, em 1994, quando a liderança passou efetivamente para a Compaq, aquele trio mostrou que era possível ter uma boa ideia e enfrentar os gigantes.
A IBM já não fabrica mais PC e a Compaq se fundiu com a HP para se tornar a maior fabricante de computador pessoal do mundo.

alt
O trio que fundou a Compaq, retratado do documentário Silicon Cowboys.

2-Atari: Game Over
Em 1982, o filme de maior sucesso era uma ficção que levou crianças e pais a chorarem nas salas de cinema. E.T. — O Extraterrestre, dirigido por Steven Spielberg, se tornou um marco do entretenimento.
Na esteira do sucesso, a Atari lançou um game baseado no filme, esperando alcançar os mesmos números milionários da produção cinematográfica.
O que aconteceu surpreendeu o mundo inteiro. O game não emplacou e ajudou a piorar a crise da indústria naquela época. Muita gente diz que o E.T. da Atari foi o responsável pelo crash do mercado de jogos.
O documentário Atari: Game Over conta essa história e tenta desvendar um dos maiores mitos criados na indústria: a empresa japonesa, para resolver o problema do encalhe, decidiu enterrar os milhares de cartuchos do game.
A produção foi até o local onde os jogos estavam enterrados, na cidade de Alamogordo, no Novo México (EUA), e mostra a escavação para encontrar esse tesouro dos anos 1980.

alt
Cena da escavação que buscou os cartuchos do game ET.

3-Banking on Bitcoin
A criptomoeda já é, hoje, uma das formas mais disseminadas na internet para faturar e fazer dinheiro. Ainda que o público não seja grande, cada vez mais gente se interessa por essa economia, toda ela criada e desenvolvida nos meios digitais.
O documentário ajuda aos leigos a entender como moeda nasceu. Por meio de economistas, colunistas financeiros, entusiastas do bitcoin e desenvolvedores, a produção mostra como surgiu a ideia de criar a criptomoeda e como ela foi crescendo. Um dos pontos altos do filme é como ele explora a ideia de Satoshi Nakamoto, criador do bitcoin.
O documentário expõe, também, os problemas enfrentados pela indústria do bitcoin, como fraudes e escândalos.

alt
Cena do documentário Banking on Bitcoin.

4-Eis Os Delírios Do Mundo Conectado
A tecnologia está tão embrenhada na nossa vida que nem percebemos mais o quanto somos dependentes dela, seja para coisas realmente necessárias ou para aquelas que poderiam ser resolvidas de outra forma.
Comunicação, trabalho, entretenimento, socialização, transporte, alimentação, praticamente tudo passa pela tecnologia, encarnada na sua melhor tradução: internet.
O diretor Werner Herzog decidiu investigar nossa dependência da internet neste documentário, que vai atrás dos efeitos provocados pela web.
Dividido em dez curtos capítulos, o filme conta também parte da história da internet, desde sua primeira mensagem, enviada em 1969, até os avanços mais atuais — o documentário é de 2016.
Avanços na ciência, robótica, tecnologia da informação, problemas de saúde provocados pelas antenas são alguns dos temas retratados no filme. Analistas, cientistas, pesquisadores, desenvolvedores e empreendedores, como Elon Musk, são entrevistados sobre a influência da internet e de como ela vai moldando a nossa vida e o futuro da humanidade.

alt
Computador que enviou a primeira mensagem pela internet, retratado no documentário.

5-Dark Net — Rede Sombria
Esta é uma série documental que explora a deep web, a internet onde o anonimato impera e as atividades nem sempre são legais.
A primeira temporada tem oito episódios, todos já disponíveis na Netflix. A segunda, com mais oito capítulos, foi exibida pelo Showtime, mas ainda não estreou na plataforma de streaming.
Entre os temas retratadas no documentário estão pornografia (revenge porn, relacionamentos virtuais e vícios), biohacking (implantação de dispositivos no corpo), pedofilia, a moderação do conteúdo na internet, trollagem, novas tecnologias e questões sociais (ativismo, transexualidade).

alt
Primeira temporada da série documental Dark Net tem oito episódios.

6-Codegirl
Nos Estados Unidos, as mulheres estão cada vez mais se impondo e exigindo respeito, não só pessoal, mas profissional também. Se Hollywood estremeceu com as acusações contra Harvey Weinstein, o Vale do Silício não ficou atrás. Aliás, a Meca da tecnologia abriu as portas para o “não” das mulheres, com denúncias de assédio vindo da Uber, Google e outras gigantes.
As mulheres enfrentam preconceito forte na indústria da tecnologia, um universo tão machista quanto o futebol. O documentário tenta mostrar como elas estão reagindo a essa situação e superando obstáculos que até há pouco tempo pareciam intransponíveis.
O filme acompanha a trajetória de grupos de garotas do ensino médio de várias partes do mundo, Brasil incluído, numa competição de programação. A proposta é criar um aplicativo que ajude a resolver problemas na comunidade daquele grupo em até três meses.
Codegirl é uma parceria da Google e da diretora Lesley Chilcott.

alt
Jovens do ensino médio disputam competição de programação retratada documentário.

7-Steve Jobs — O Homem e a Máquina
O homem por trás do sucesso da Apple é tema de vários documentários na Netflix. O Canaltech destaca este por ser o mais abrangente para conhecer o gênio da Maçã.
O filme tenta mostrar como Jobs pensava e conseguiu construir produtos e ideias que estão moldando o comportamento das pessoas. O documentário entrevista pessoas próximas a ele e que trabalharam com Jobs em suas duas passagens pela Apple.
Vai analisar também sua influência não só no Vale do Silício, mas também em toda a cultura tecnológica.
Quem quiser mergulhar mais a fundo na vida do responsável pelo iPhone tem mais duas opções. A primeira é Steve Jobs: The Lost Interview, uma interessante entrevista que ele deu em 1995 em que fala sobre sua juventude, a concorrência com a Microsoft e suas ideias sobre o futuro. Esse papo foi concedido dois anos antes de ele voltar à Apple.
Já The Billion Dollar Hippy recolhe depoimentos de funcionários da Apple, inclusive do seu cofundador, Steve Wozniak, para contar histórias da empresa durante as duas passagens de Jobs pela Maçã.

alt
Steve Jobs em cena do documentário O Homem e a Máquina.

FONTE : Canal Tech . Acesso :  29/11/2017